O conceito de que gestante tem que passar a gravidez toda com os pezinhos para cima, descansando, é coisa ultrapassada - salvo exceções, em que o repouso absoluto decorre de intercorrências e é, portanto, prescrito pelo médico. Se não existirem restrições médicas, gravidez não é doença e a gestante deve, sim, se movimentar!
É claro que não estou falando em exageros - atividades de muito impacto, com risco de queda ou que exijam muito esforço físico devem ser evitadas.
Entre as atividades mais recomendadas para gestantes podemos destacar a hidroginástica, a natação, a yoga e boa e velha caminhada.
A hidro e a natação tem a grande vantagem de serem praticadas na água, que absorve grande parte do impacto e da gravidade - e, especialmente, na fase em que a barriga já começa a pesar, isso ajuda bastante.
A caminhada é simples, está a disposição de todo mundo, ajuda na circulação e oxigenação do sangue (da mamãe e consequentemente do bebê) e também ajuda o bebê a se posicionar corretamente para o parto. Tá certo que agora (com o barrigão cada vez maior) minha caminhada está mais para um "passeio" - passo lento, com foco na respiração, curtindo o momento - mas já ajuda bastante!
Pra quem procura algo diferente, a yoga para gestantes é uma excelente opção! Segundo a professora Ana Junqueira, as posturas adaptadas alongam e fortalecem a musculatura, massageiam órgãos e glândulas internas, liberam tensões e desconfortos causados pelo sedentarismo e pelo estresse, auxiliam na concentração; o controle da respiração auxilia a mamãe no controle das emoções, combate ansiedade, melhora a qualidade do sono, exercita sistema respiratório e circulatório, relaxa e proporciona bem-estar; e tudo termina com o relaxamento, que é o momento especial para mamãe e bebê...mamãe relaxa, descansa e renova totalmente suas energias e bebê fica tranqüilo, recebendo toda atenção, carinho e amor da mamãe. Ela ainda ressalta que todo trabalho de yoga com a gestante facilitará na hora do parto e na recuperação pós-parto.
Para quem se interessou, fica o convite: dia 16/07 (quinta-feira), às 19h, no CPP - Centro Professorado Paulista, haverá uma aula aberta. Para participar é só agendar diretamente com a professora Ana Junqueira pelo fone 3012-5971, ou na secretaria do CPP (Av. Faria Lima, 6029). A inscrição custa R$7,00 + 1kg de alimento não perecível.
Importante: poderão participar gestantes que já completaram o 3º mês. Papais também são convidados! Eles estão dispensados da taxa de inscrição.
Um grande abraço e bons exercícios para todos!!
sábado, 11 de julho de 2009
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Para refletir
"(...) a natureza fez tanta coisa para transmitir a vida! Não mede esforços para produzir milhões de espermatozóides cheios de audácia para se propulsarem e uma incansável sequência de óvulos. Com prodigiosa força de atração, ela lança machos e fêmeas uns ao encontro dos outros. Prepara o corpo da mulher do modo mais engenhoso, a fim de facilitar o contato. Sua solicitude chega até a mergulhar o embrião num líquido salgado, muito parecido com as águas do oceano primitivo. Como para propiciar a vida, cujo despontar se deu nesse elemento. Depois disso e de tantas outras façanhas destinadas a preservar nossa reprodução, como imaginar que, na última etapa, ela vá sabotar todo esse projeto? Como imaginar que o corpo dos mamíferos humanos não seja capaz de dar passagem ao fruto admiravelmente cultivado durante meses? Como imaginar que a natureza tenha justamente esquecido de prever a saída?"
Marie Bertherat em " Quando o Corpo Consente" (Editora Martins Fontes)
Assinar:
Postagens (Atom)