quarta-feira, 13 de maio de 2009
Nascendo no Brasil
Olá, pessoal!
Meu nome é Sabrina e fui convidada pela Sônia para dar palpites aqui no blog. Como não sou de recusar convites, aqui estou eu! Moro em Rio Preto há quase três meses. Vivi em São Paulo a vida toda, mas, com a gravidez, meu marido e eu decidimos que era hora de mudar. Estou grávidíssima de 29 semanas!
Assim que engravidei comecei a pesquisar muito na internet e logo descobri uma profissão da qual eu nunca tinha ouvido falar – a doula. Segundo o site Doulas do Brasil, são “mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto.” Achei o máximo, principalmente por que vinha tentando encontrar profissionais que me tratassem como uma mulher que estava vivendo uma fase muito especial na sua vida e tudo o que eu recebia eram termos técnicos, horas de espera em consultórios e correria no atendimento. Um médico da clínica de exames chegou a dizer “ele ainda nem é feto – por enquanto é só um embrião” diante da minha animação ao ver o bebê na tela.
Bom, fiquei super feliz quando descobri que havia doulas em Rio Preto e, assim que cheguei, entrei em contato com a Sônia. Marcamos um encontro na minha casa que deve ter durado umas três horas (coitada!). Conversamos muito, perguntei tudo o que eu queria e ela me explicou tudo com a maior paciência. Neste dia ela me emprestou três filmes ótimos. Um deles confirmou exatamente o que eu vinha lendo a respeito de partos no Brasil.
Existe uma tendência muito grande (em alguns locais, mais do que em outros) dos médicos preferirem a cesárea por motivos, digamos, “não nobres” (não por uma real necessidade da mulher ou do bebê). Esta é a minha dica de hoje. Assistam ao documentário “Nascendo no Brasil”, da Cara Biasucci. O filme é baseado em pesquisas e é surpreendente. Isso não quer dizer que você não possa optar por uma cesariana. Mas toda escolha deve ser baseada em critérios, né? Acho que devemos nos informar bastante antes de tomarmos nossas decisões, principalmente em um momento tão importante nas nossas vidas. E estas decisões devem ser nossas! A minha está tomada.
Voltarei com mais dicas e histórias! Um abraço!
Mais informações sobre o filme, aqui.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá pessoal
ResponderExcluirMeu nome é Fernanda Ferrari S. Petrolini e como a Sabrina também fui convidada pela querida Sônia (o anjo que apareceu na minha vida) para participar do blog...
Sou muito a favor do parto normal, na verdade minha filha nasceu de parto normal aqui em São José do Rio Preto, o que parece um milagre...
Quando descobri que estava grávida, em fevereiro de 2008, comecei a pesquisar sobre parto e também encontrei o site doulas do brasil e parto ativo. Li vários livros a respeito de parto natural e fiz um curso em São Paulo no GAMA sobre parto normal com a ANA CRIS, doula lá em SP. Depois de fazer o curso, estava doida pra fazer o meu parto em casa, o que seria uma aberração para sociedade médica aqui na capital mundial de cesarianas!
Ai começava a missão quase impossivel de encontrar um médico aqui em Rio Preto que fizesse um parto natural e humanizado. Depois de trocar de médico 5 vezes, estava entrando no 5º mês, conheci o Du (Carlos Eduardo Ferreira) que faria o parto normal como eu queria... Na verdade, depois de muita argumentação, muita leitura e pesquisa, consegui levar a minha gestação até a 40º semana e fazer o parto normal (induzido, mas normal)... Apesar de nao ter sido como sonhei, FOI MARAVILHOSO!!! A EXPERIÊNCIA MAIS INCRIVEL, INTENSA E FASCINANTE QUE JÁ PUDE VIVER... EU E MEU MARIDO NOS TRANFORMAMOS COMO PESSOAS E COMO CASAL DEPOIS DAQUELA NOITE... Foram mais de 11 horas de trabalho de parto, caminhadas, massagens... Uma madrugada incrivel, com um profissional incrivel que auxiliou o nascimento da minha pequena e amada Maria Eduarda.
Estou aqui para deixar registrado que as mulheres não deveriam deixar de passar por essa experiência mágica! Pesquise, lute, busque um atendimento melhor; informe-se!!! É a vida do seu maior tesouro e o seu corpo que estão em jogo...
A Sônia teve um papel muito, mais muito importante em minha vida, Ela me deu coragem, força, esperança... Me estendeu a mão e me deu carinho quando eu mais precisei!!!! É realmente um ANJO pra mim!!! Obrigada Sônia!!!
Agora minha missão é conseguir convencê-la a voltar a profissão de doula para me acompanhar nas próximas gestações (espero ter mais 2 filhos(as)).
Abraços
Oi, Fernanda! Que bom conhecer sua história! Parabéns pela determinação. Pode ficar tranquila que a Sônia está de volta, sim, para ajudar no nascimento dos próximos rebentos. Como a gente faria sem ela?
ResponderExcluirBeijo grande!
OLA PESSOAL, PARABENS PELA INICIATIVA E PELAS HISTORIAS MARAVILHOSAS.
ResponderExcluirbjs
CLAUDIA
Amei sua dica e sua historia. Voce e seu esposo são corajosos e merecem tudo de bom q. o PAI pode oferecer.
ResponderExcluirBJS
Claudia
Olá estou grávida pela segunda vez, e como no relato acima, consegui depois, de muita insistência que minha filha viesse ao mundo de forma natural, porém, não tive apoio nenhum do médico que NÃO me assistiu, e se eu não tivesse conhecido uma enfermeira tão boa, quanto aquela que Deus me mandou de presente provavelmente o Go teria me levado para a desnecessária, gostaria de informações sobre a Sônia, como faço para conhce-la quero uma outra experiencia desta vez, e preciso da ajudda de vcs...obrigada!
ResponderExcluir